Novidades do Windows Server 2016 versão 1709 e o novo modelo de atualização “Semi-Annual”

Olá Pessoal.

Recentemente foi liberada uma nova atualização para Windows 10, a versão 1709, também conhecida como “Fall Creators Update”. Junto com esta atualização, a Microsoft anunciou a expansão do modelo de atualização “Semi-annual” para Windows Server, lançando também o Windows Server 2016 versão 1709. Temos agora 2 modelos de atualização disponível para w2k16:

Long-term Servicing Channel (LTSC)

Modelo mais comum até o momento para Windows Server 2016, Prevê a atualização para uma nova versão em média a cada 2 – 3 anos, possui 5 anos de mainstream support, 5 anos de extended e support, e possibilidade de Premium assurance, cobrindo mais 6 anos de suporte. Recebe normalmente atualizações de segurança e outras, entretanto não contempla a disponibilidade de novas funções disponibilizadas para versões “Semi-Annual”.

Semi-Annual Channel (SAC)

 Segue o modelo de atualização “short-term” do Windows 10, e Office 365, recebendo 2 novas atualizações de versão ao ano, previstas para Primavera e Outono. Cada versão lançada possui 18 meses de suporte.

Este modelo de atualização está disponível para clientes com contrato “SOFTWARE ASSURANCE”, e via Azure Market Place.

 

Pontos relevantes quanto ao Windows Server 2016 versão 1709:

  • Não é possível atualizar a partir de uma versão “long-Term” para uma versão “Semi-annual”. Para aderir ao novo modelo, é necessária uma nova instalação do Windows.
  • A versão 1709 possui suporte apenas para instalação em modo CORE ou NANO Server, ou seja, não possui interface gráfica padrão. Neste sentido, creio que as novidades do Projeto HONOLULU venham a calhar… segue um artigo do amigo Jefferson Castilho sobre este tema: Conhecendo a ferramenta do Windows Server Honolulu
  • A versão 1709 não oferece suporte a Storage Spaces Direct, não sendo possível habilitar o recurso com o comando Enable-clusterS2D, nem sendo suportado adicionar nós com Widnows Server 2016 versão 1709 a clusters que trabalham com S2D. A Microsoft se pronunciou oficilamente dizendo que novas alterações no modelo de Hyper-Converged estão sendo trabahadas na versão Insider, porém aina não estão prontas, por isso esta versão não irá cobrir suporte ao modelo S2D.

 

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/get-started/server-1709-relnotes

  • O modelo de Nano Server foi depreciado, dando lugar ao modelo de Nano Container.

 

Referências:

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/get-started/semi-annual-channel-overview

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/get-started/get-started-with-1709

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/get-started/get-started-with-1709

 

É isso ai pessoal! Abraço.

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: