Conta CLIUSR e o erro CSV “Location is not available”

Olá Pessoal!

Faz tempo que não posto nada por aqui, então hoje resolvi falar de um problema que vi hoje pela primeira vez.

Cluster com 2 nós, enquanto o node1 é o owner do CSV, tudo funciona OK. Quando movemos o CSV para o node 2, o acesso ao C:\clusterstorage\volume1 apresenta o erro abaixo:

Location is not available

C:\ClusterStorage\Volume1 is not accessible.

The referenced account is currently locked out and may not be logged on to.”

Passei um tempo quebrando cabeça com esse erro, vou compartilhar aqui minha linha de raciocínio:

1- Garantir que a comunicação NTLM é permitida em todos os nós. No meu caso, o valor da chave abaixo havia sido definido para 5, limitando a autenticação NTLM apenas para NTLMv2. Voltei o valor para 1, permitindo NTLMv1 e v2:

HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Lsa\LmCompatibilityLevel = 1

Mais detalhes: https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc960646.aspx

2- Verificar GPOs que possam estar manipulando este valor

3- Alterações de senha do usuário local CLIUSR, podem causar o bloqueio desta conta, causando assim diversos problemas, entre eles a situação aqui identificada. Garanta que esta conta não está bloqueada.

Fiquei curioso quanto a finalidade da conta CLIUSR, e em uma breve pesquisa, encontrei o artigo abaixo do blog “ask to Core Team”:

So what exactly is the CLIUSR account?

Este artigo explica, que a conta CLIUSR é utilizada para iniciar os serviços de quando não existe uma conta de domínio disponível. Esta conta também é utilizada para gerenciamento interno do Cluster, basicamente, não necessitando muita interação do administrador com essa conta.

Neste caso em específico, eu desconfiei de problemas com esta conta após notar o evento abaixo:

10/05/2017 06:19:07 PM   Information   NODE1.test 1636   Microsoft-Windows-FailoverClusterin Node-to-Node Commu NT AUTHORITY\SYSTEM               The Cluster service has changed the password of account ‘CLIUSR’ on node ‘Node2.test’.

Verifiquei que a conta referida estava bloqueada no nó 2, após desbloquear, problema resolvido!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *