RANSOMWARE – O que é, como ser infectado e como se previnir?

Resultado de imagem para wannacry
Tenho recebido perguntas de amigos que não são da área de TI sobre o ataque cibernético global que ocorreu no dia 12/05/2017, onde o vírus #WannaCry infectou milhares de computadores pelo mundo. Vou tentar explicar de forma simples o que aconteceu:
 
O Vírus #WannaCry, #WannaCryptor, ou #WCry se trata de um RANSOMWARE, um tipo de vírus que ao infectar seu computador bloqueia o acesso a arquivos, e solicita pagamento para o resgate dos dados (RANSOM em inglês é resgate). A moeda utilizada para este pagamento, é o BITCOIN, uma moeda virtual que permite o pagamento sem que a pessoa que esta recebendo seja identificada.
 
O Vírus é obtido através da execução de arquivos infectados, a partir daí ele se espalha rapidamente em uma rede. Por exemplo, imagine que a empresa que você trabalha possui 10 computadores, um dos usuários recebeu um e-mail suspeito, clicou no link, e acabou tendo seu computador infectado. Isto já é suficiente para que o vírus se espalhe AUTOMATICAMENTE para todas as outras máquinas da empresa, o que quer dizer que mesmo sem clicar em nenhum “Link suspeito” os demais usuários da empresa terão seus computadores infectados.
 
Foi isto que aconteceu nesta sexta-Feira 12/05/2017 com grandes empresas, entre elas a Telefônica, que teve inúmeras máquinas afetadas pelo mundo todo.
 
Como se prevenir? A Microsoft havia lançado a correção da vulnerabilidade que este vírus explora em Março, e os computadores que baixaram esta atualização não foram infectados. As recomendações que eu tenho pra você, que não é da área de TI são:
 
1- Use apenas software original
2- Mantenha seu computador atualizado
3- Utilize um bom antí-vírus
4- Tome muita atenção nos arquivos executados em sua máquina, e nos links recebidos por e-mail.
5- sempre utilize versões do Windows dentro do suporte período de suporte. Versões fora do período de suporte, como o Windows XP não recebem mais atualizações de segurança, e são um alvo fácil para Malwares.
É isso ai pessoal! Irei responder as dúvidas nos comentários.
PS: Obrigado pela revisão do texto, Bruna Silva!
Marcado com , , , , , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: